p2pi2020@gmail.com / (86) 9 9415-6383

PEDRO II, PIAUÍ, BRASIL - 20/04/2024


Portal P2

Portal P2


    Sesapi confirma que Piauí registra mais de 67 mil recuperados da Covid-19; em Pedro II o número de curados chega a 256 

A Secretária Estadual de Saúde (Sesapi) confirma que o Piauí alcançou a marca de 67.507 pessoas curadas do novo coronavírus. Os dados são do boletim epidemiológico da Sesapi.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, da Sesapi, Herlon Guimarães, explica que para o paciente ser considero curado da Covid-19 não é necessário a realização de novos testes.

"Nesse primeiro momento, os estudos orientam que a alta dos pacientes está condicionada aos sintomas clínicos, e não por exames, porque existem pessoas que após noventa dias continuam dando positividade nos testes”, diz o superintendente.  

De acordo especialistas ouvidos pela Sesapi, "o quadro clínico ideal para a alta médica é a aquele que apresenta diminuição de febre, da dor de cabeça, com a  respiração voltando ao normal, o que indica que o paciente pode deixar o hospital".

“Bom lembrar que depois do décimo dia, dependendo da gravidade da pessoa, ela já não transmite mais o vírus”, enfatiza Guimarães.

A Sesapi ressalta que "os pacientes que não precisaram de internação (tiveram sintomas leves) ou eram assintomático são considerados curados 14 dias após o aparecimento dos sintomas, ou da realização do teste".

 

Prevenção continua

 

O superintende alerta ainda que a recuperação total da Covid-19 não significa que está tudo liberado. A pessoa que superou a infecção, assim como o resto da população, deve continuar respeitando as orientações das autoridades em saúde pública.

“É importante o isolamento social quando possível. E continuar adotando aquelas medidas básicas de lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz com o braço ao tossir ou espirrar e usar máscaras”.

 

Pedro II

 

De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (20), pela Secretaria Municipal de Saúde, 4 novas curas foram registradas, além de 6 novos casos de infecção pelo novo coronavírus. Com isso, o número de casos ativos sobe para 19, sendo que 17 seguem em isolamento domiciliar, e outros 2 seguem hospitalizados. Até o momento, 284 casos já foram registrados, com 256 altas médicas, uma das últimas recuperadas é Camila Bezerra, da Vila Operária (Foto).


Publicada Por: Cleber Araujo - p2pi2020@gmail.com

Mais fotos:



Deixe o seu comentário