p2pi2020@gmail.com / (86) 9 9415-6383

PEDRO II, PIAUÍ, BRASIL - 29/03/2024


Portal P2

Portal P2


    Checklist Enem 2020: recomendações e tudo que você precisa saber para a prova

Em 2020, o Enem terá três aplicações: a digital, a regular e a reaplicação. O primeiro dia de prova será para a versão impressa em 17 de janeiro. Além do nervosismo com a aproximação da data, esta edição traz ainda mais um desafio: a pandemia da Covid-19. Por isso, o NSC Total preparou o checklist final do Enem 2020 para você ficar bem preparado e tranquilo com a chegada do Exame, confira.

Horário do Enem

O Inep antecipou a abertura dos portões dos locais de aplicação da prova em meia hora. Eles serão abertos às 11h30 (horário de Brasília) e fechados às 13h todos os dias. A prova inicia às 13h30 e termina às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.

 

O que levar no dia do Enem

- Documento oficial com foto (obrigatório)

- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (obrigatório)

- Máscara (obrigatório)

- Cartão de confirmação (recomendado) - O documento possui número de inscrição, a data, a hora e o local de realização do exame, a solicitação de atendimento especializado e o nome social, caso solicitado e aprovado

- Um lanche (recomendado) - São até 6h dentro da sala de aplicação. É recomendado que se leve um lanche, além de água

- Álcool gel (recomendado) - O Enem disponibilizará álcool em todas as salas, mas caso o participante tenha condições, é melhor levar o seu

 

O que não levar no dia do Enem

Todos os objetos que não estejam listados acima devem ficar guardados na mochila ou no porta-objetos. Por isso, recomenda-se que o candidato leve a menor quantidade de objetos possíveis e leve equipamento eletrônico apenas se necessário. Qualquer dispositivo eletrônico deve ficar desligado e guardado. Caso toque durante a aplicação, o participante estará automaticamente eliminado.

- Equipamentos eletrônicos deverão ser guardados no porta-objetos desligados. 

- Óculos escuros e artigos de chapelaria. 

- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos

- Livros, manuais, impressos, anotações

- Relógio de qualquer tipo

 

Medidas de segurança da Covid-19

É obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação. O equipamento deve cobrir toda a boca e o nariz e não pode ser retirado no local de aplicação da prova, na sala ou pátio. A máscara poderá ser retirada durante a prova apenas para comer ou para troca, já que é recomendado que o candidato leve mais de um equipamento de proteção.

O único momento em que é obrigatório retirar a máscara é antes de entrar na sala de provas, para a identificação do participante. O candidato deve retirá-la sem tocar em sua parte frontal e higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala.

Os participantes devem manter o distanciamento no pátio e na sala, além de seguir as demais medidas de segurança da Covid-19 e passar álcool em gel sempre que entrar na sala de provas. Recomenda-se não passar a mão na máscara, olhos ou nariz durante toda a aplicação da prova. As salas terão até 50% de lotação e pessoas do grupo de risco serão ensaladas de maneira diferenciada.

 

Estou doente e agora?

O participante que estiver com Covid-19 deverá comunicar sua condição na Página do Participante até um dia antes da aplicação do Exame. O Inep fará uma análise para aprovar ou reprovar a participação do candidato na reaplicação da prova, que acontece em fevereiro. Para compravar a doença, não é necessário a realização do teste, mas é preciso anexar na página do Enem um laudo médico, que deve constar nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença, além da assinatura e da identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina.

O candidato que estiver com outras doenças infectocontagiosas, como Coqueluche, Difteria, Doença Invasiva por Haemophilus Influenza, Doença Meningocócica e outras meningites, Varíola, Influenza humana A e B, Poliomielite por poliovírus selvagem, Sarampo, Rubéola e Varicela, deve seguir o mesmo procedimento e solicitar a participação na reaplização.

 

Um dia antes da aplicação

Se o diagnóstico ocorrer no dia da aplicação, o participante deverá conseguir um laudo médico e além de enviar a documentação na Página, deverá entrar em contato com o 0800 616161 e relatar sua condição para agilizar a análise do Inep. Se o documento for aprovado, o candidato poderá participar da reaplicação do Exame em fevereiro.

 

Na hora da aplicação

O participante que tiver indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação da prova e precisar sair do local do exame não poderá retornar à sala de provas, nem solicitar a reaplicação.

 

Um dia antes do Enem

Deixe tudo organizado um dia antes da aplicação da prova para que a noite de sono seja tranquila e sem preocupações. Escolha a roupa que irá usar, separe o lanche e a garrafa de água, coloque em uma bolsa as canetas pretas de material transparente, o documento com foto e imprima o cartão de confirmação, se possível. Lembre-se de separar a máscara que você usará e, se possível, mais uma ou duas para trocar na hora da aplicação da prova. Ácool em gel também é um importante item para levar na bolsa. Confira no cartão de confirmação o local da sua prova e organize o transporte que você irá utilizar.

 

No dia do Enem 2020

Após uma boa noite de sono, se alimente bem, tome um banho e tenha uma manhã tranquila. Organize com antecedência a sua saída de casa e programe-se para chegar às 11h30 no local de aplicação da prova. Fique atento às regras do Enem e mantenha distância dos outros participantes.

Durante a prova, foque nas questões que você sabe resolver e preste muita atenção nos enunciados. Faça primeiro os exercícios mais fáceis e deixe para depois aqueles que demandam mais tempo, visto que o Enem é uma prova extensa.

Preste atenção nos comandos do fiscal, controle o seu horário pelo quadro e, caso esteja muito nervoso, tome água e dê uma pequena pausa para se acalmar. Leia as orientações do exame com atenção e utilize o seu tempo com sabedoria. Boa prova!

 

FONTE: NSC


Publicada Por: Cleber Araujo - p2pi2020@gmail.com

Deixe o seu comentário